Make your own free website on Tripod.com


R E C I F O L I A 97
Uma Explosão de Ritmos
Ainda falta algum tempo para a festa, mas nos bastidores, os responsáveis pela organização da 5a versão do maior carnaval fora de época do país - o Recifolia, já estão trabalhando com pique total, com vistas a este encontro de ritmos, que promete ser o maior e mais animado já realizado no Brasil. A festa que é hoje, juntamente com o carnaval tradicional, a maior vedete do calendário turístico do Recife, vai acontecer entre os dias 23 e 26 de outubro, numa promoção conjunta da iniciativa privada e da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo. A expectativa é reunir, repetindo o sucesso alcançado em 96, mais de 1 milhão de pessoas, nos quatro dias de festa. Um dos mais famosos cartões postais da capital pernambucana, a praia de Boa Viagem, mais uma vez vai ceder a sua paisagem para receber, em altíssimo astral e com muita democracia , uma mistura de sons que coloca lado a lado a badalada "axé-music", com o frevo, o maracatu e os caboclinhos. O Recifolia 97 promete crescer ainda mais em relação ao do ano passado. Este ano, serão 11 blocos desfilando em cada uma das noites de sexta, sábado e domingo, além de 9 blocos novos, que vão desfilar na quinta-feira - início da folia - totalizando 20 blocos. Animando os foliões, soltando a voz e detonando todos os sons, em cima dos trios elétricos, bandas como Pimenta N’ativa, Asa de Águia, Chiclete com Banana, Netinho, Daniela Mercury, Eva, Jheremias Não Bate Corner, Ara Ketu, Cheiro de Amor, Timbalada e É o Tchan. Entre os que fazem a cena pernambucana, estão os tarimbados Versão Brasileira, André Rio, Pingüim e Asas da América. O Recifolia será realizado ao longo de 3,5 Km da Avenida Boa Viagem, onde cada um dos blocos participantes irão desfilar com cerca de 3,5 mil associados, dentro de enormes cordões humanos, compostos cada um , por aproximadamente 1 mil seguranças.


Recifolia: um evento que deu certo

O Recifolia é um bom exemplo de grande festa que deu certo. Criado em 1993, primeiro ano da administração Jarbas Vasconcelos, através do Secretário de Turismo, Carlos Eduardo Pereira - Cadoca, o evento conseguiu atingir todos os objetivos traçados, superando todas as expectativas. Ocupando o lugar de segundo maior evento do calendário turístico do Recife, atrás apenas do carnaval, o Recifolia já se consolidou como um mega-espetáculo com formato e conteúdo diferenciado do nosso carnaval. Realizado, propositadamente numa época de "baixa estação", a festa, além de divulgar a cultura regional, gera renda e uma infinidade de empregos para a Cidade. Totalmente bancado pela iniciativa privada, o Recifolia é hoje auto-sustentável. Sob a coordenação da PCR - Prefeitura da Cidade do Recife -, os organizadores do "carnaval temporão" são os responsáveis por todo o custo e instalação de arquibancadas e camarotes; contratação de artistas, músicos e cachês de todas as atrações locais e nacionais convidadas. Arcando apenas com os custos da parte institucional e serviços de infra-estrutura, como limpeza, vigilância sanitária, divulgação e disciplinamento do comércio informal, a PCR contabiliza os lucros já alcançados. Segundo o secretário Carlos Eduardo Pereira, no ano de 96 foram gerados aproximadamente 5 mil empregos diretos e mais de 12 mil indiretos. Ainda de acordo com ele, cerca de 100 mil turistas vieram ao Recife em outubro do ano passado, com o objetivo de conhecer e brincar o Recifolia. Há 3 anos que a rede hoteleira registra a marca de 100% de ocupação em todos os leitos disponíveis na Região Metropolitana, nos quatro dias de folia. "Para 97, esperamos um crescimento de 10%, em relação aos números do ano passado", antecipa Cadoca.


Uma mega-estrutura

O "Corredor da Folia" - uma espécie de marco da apoteose, armado na Avenida Boa Viagem, e por onde passam todos os blocos, foi concebido para receber e acolher as milhares de pessoas que participam do carnaval recifense do mês de outubro. Uma mega-estrutura metálica vai formar 310 camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, e 05 lances de arquibancadas para 15 mil foliões. Também estarão distribuídas ao longo do percurso do Recifolia, cerca de 75 barracas padronizadas pela PCR, onde será feito o comércio de bebidas e de comidas. Uma equipe formada por 380 homens e mulheres fará a segurança dos camarotes, arquibancadas e "Corredor da Folia". Além de um contingente com 12 mil seguranças que darão a tranquilidade necessária para os foliões, dentro dos cordões de segurança dos blocos. Para saber tudo sobre a festa, e obter informações seguras a respeito de cada detalhe do evento, recifenses e turistas irão contar ainda com vários boxes de informações turísticas, instalados na Avenida Boa Viagem.


Texto: Ivan Neves - Abril/97
Volta
essa página foi produzida por Sérgio Dourado - srgo@elogica.com.br